sábado, 13 de julho de 2013

Brasil, um país de contrastes.

Hoje, resolvi fazer companhia para o meu irmão primogênito em mais uma de suas visitas à nossa amada mãe, aqui na chamada "Ilha do amor". Raimundo Nonato, ou simplesmente "Nonato" (como costumamos chamá-lo), reside na cidade do Rio de Janeiro, onde construiu sua família e fixou residência após haver saído de São Luís do Maranhão ainda adolescente, em busca de dias melhores. 

Sua história de superação na nova e "maravilhosa" cidade é digna de uma postagem especial, se ele, claro, permitir. Mas, para ser fiel ao título desta postagem, vamos abordar aspectos da diversidade cultural de nosso país. É que, enquanto acompanhava as compras que a família do Nonato fazia no Mix Mateus (supermercado aqui do bairro da Jordôa), meu sobrinho Michel perguntou-me em tom de brincadeira, se o referido supermercado aceitava colocar a conta no"prego". 

Não entendendo a expressão, pedi-lhe que esclarecesse, o que significava "pôr a conta no prego"? foi então que entendi que significava "pendurar" (expressão mais comum, por estas bandas); ou seja, comprar fiado; ou mais universalmente, "comprar a crédito", porém, sem cartão, no velho e arcaico sistema de registro no caderno. Não que eu não conhecesse o sistema. Ainda faz parte das lembranças de minha infância, a possibilidade de pendurar as contas na quitanda do seu Zé, que ficava literalmente numa esquina bem localizada do bairro, onde até hoje nossa mãe reside.



O problema é que estávamos como me referi, no Mix Mateus, um grande supermercado que vende a atacado (a granel) e a varejo (a retalho), e que aceita apenas compras pagas em espécie (no dinheiro vivo); ou no cartão de crédito, tendo inclusive um cartão próprio conhecido como "Cartão Mateus". Nada, portanto, que  nos lembre os tempos da velha quitanda da esquina. Foi aí que meu sobrinho explicou-me o motivo da inusitada interrogação; motivo este, confirmada pelo meu irmão Nonato.

É que na cidade Mineira de Visconde do Rio Branco, terra da Sra Suely, minha cunhada e esposa do Nonato, existe entre os antigos moradores, a prática de pôr as contas do supermercado no "prego" mesmo, sem cartão de crédito, prática esta sustentada até pelas grandes redes de supermercado!




Que informação interessante! Resolvi então pesquisar o assunto e a cidade, já que dispomos do arquivo virtual da Internet. Alguns produtos são próprios de determinadas regiões. 


Enquanto aqui no Maranhão, orgulhamo-nos pelo nosso Guaraná Jesus (refrigerante comprado pela Coca-Cola, graças à força do mercado consumidor local, fiel ao produto da casa), creio que só em Minas Gerais sejam comercializados os produtos Uaizitos. 


(Para quem não sabe, os Mineiros são conhecidos pelo seu sotaque, e em introduzir no meio de sua conversa a expressão UAI, cujo significado é incerto, mas se aproxima de...sei lá, quem souber me avisa que completarei esta postagem, rsrsrsrs).


Visconde do Rio Branco é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população em 2012 era de 38.749 habitantes. Tempo: 17 °C, Vento de N a 6 km/h, Umidade de 90%. Cidade da Zona da Mata Mineira que dista a 25 Km de Ubá, Visconde do Rio Branco é pioneiro a cultura da cana-de-açúcar no estado de Minas Gerais.

Tendo explorado a cultura canavieira por mais de cem anos até meados do século XX, quando a produção açucareira riobranquense deixou de ter lugar de destaque na economia do estado, uma vez que as grandes usinas lá estabelecidas e que garantiam o emprego de parcela considerável da população, foram fechadas em decorrência das crises econômicas.

Em lugar das antigas Usinas, o município conta hoje com o espírito empreendedor de seu povo que tem propiciado a instalação de pequenas e médias indústrias. Como resultado desse processo de renovação, o município atualmente faz parte do pólo moveleiro de Ubá, que com outras 7 cidades, conta com cerca de 400 fábricas, formando o maior pólo moveleiro de Minas Gerais e o décimo terceiro maior pólo moveleiro do país, segundo  estudo feito em dezembro de 2009, por Túlio César Probst do Curso de Ciências Econômicas da UFSC, na página 37 do referido trabalho acadêmico, onde Arapongas - PR figura em primeiro lugar.

Brasão do Município

Hino de Visconde do Rio Branco



Letra: Lourival Passos

Sedução!

Luar de Rio branco, poema de luz/Lá no céu as estrelas dirão:
Ó linda Rio Branco, altar de Jesus.
Num Jardim, a brisa quando passa baixinho me diz:
Não existe no mundo outra assim,/conhecer Rio Branco,
Que sonho feliz!

Um hino de louvor a seus filhos, poetas, cantores,
Boêmios do luar ao violão/De encanto angelical suas filhas, inspiram Amores, a ti minha veneração.

Nos sonhos meus/Minha terra te vejo contente
Canaviais, Boa Vista, azul Xopotó.
Imploro a Deus,/Este amor me conserve presente
Numa oração,/De quem sonha distante e tão só.

Sedução...

Como podemos observar da letra do hino oficial da generosa cidade de Visconde do Rio Branco, sabemos se tratar de uma cidade de tradição canavieira (...minha terra te vejo contente Canaviais,...), e de hábitos simples como o cantar violão sob a luz do luar. (...Um hino de louvor a seus filhos, poetas, cantores, boêmios do luar ao violão,...)



Bandeira do Município



Pontos turísticos de Visconde do Rio Branco - MG 

MATRIZ DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE VISCONDE DO RIO BRANCO - MG

Visão Panorâmica do seu Centro Histórico



Estação Ferroviária


Centro Cultural



Confesso que fiquei curioso pela vida pacata e hábitos interioranos da bela cidade de Visconde do Rio Branco - MG. Só não me arrisco a visitá-la desprevenido de agasalho, pois sei que a região é bastante fria para os padrões da minha terra natal.


Aqui no Nordeste, convivemos com temperaturas entre 28 a 40ºC, enquanto que em Minas Gerais, como mostram as imagens, até os animais, precisam de uma mãozinha.  O que demonstra que o Brasil, é de fato um País de contrastes.



Um comentário:

Bruno Igor Jardim disse...

Vejo que o Michel já esta aprontando em São Luis!!!
Realmente Rio Branco e´ linda. Tive o prazer de visitar a cidade no ano passado... inesquecível...