sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A Pérola Negra da África do Sul



O mundo amanheceu hoje mais pobre. A notícia do falecimento de Rolihlahla Dalibhunga Mandela, ainda que previsível face a sua idade avançada e estado de saúde em que se encontrava, causou-me profunda sensação de perda. 

Como afrodescendente brasileiro me sinto parte da nação sul africana. Mandela é um daqueles raros personagens que deixam marcas e marcos na história. Marcas de inspiração para toda uma geração que aprendeu com esse grande líder o valor da luta por nobres ideais. Nasci em 1965 quando Mandela aniversariava o terceiro ano de prisão. 

Experimentei os meus primeiros 25 anos de vida em completa liberdade enquanto Mandiba era mantido preso na Ilha Robben. Seu ideal pode ser resumido nas últimas palavras de sua defesa no julgamento de Rivonia:  "Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca, lutei contra a dominação negra. Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer"

É assustador imaginar que alguém tenha sido aprisionado por tanto tempo, mas a força de sua existência e de seus ideais foi maior que sua prisão, mostrando que o homem verdadeiramente livre não pode ser encarcerado. Mandela deixa na história da humanidade um exemplo de homem de fé, que buscou forças na palavra de Deus, a Bíblia. Eis a fonte de sua força. Cumpriu em sua vida a ordem do mestre "... vós sois o sal da terra...vós sois a luz do mundo".

Um comentário:

Apelido disponível: Sala Fério disse...

O cara defende Mandela e fala mal do Lula e do PT no meu blog ... kkkk (vai ser tosco na pqp)